O novo Ami é uma interpretação muito própria da Citroen no que concerne ao futuro da mobilidade elétrica e como podemos tornar as nossas cidades mais ecológicas.
Trata-se de um veiculo barato de construir, barato de manter e extraordinariamente barato no seu dia a dia. Com uma bateria de 5,5 Kw que debita 8 cavalos de potência, e tendo 75 km de autonomia é correto dizer que esses 75km custam em eletricidade (Considerando um tarifário bi-horário e uma média de valor por Kw) cerca de 0,75€ ou seja 1 cêntimo por km.
Enquadrado na categoria de quadriciclo e não de automóvel pode ser conduzido por adolescentes de idade superior a 16 anos desde que capacitados com carta B1.
No entanto para mim este carro não é só uma “papa-semanadas”. Poderá muito bem ser uma alternativa às trotinetes e bicicletas elétricas que felizmente têm invadido as nossas cidades, seja pela opção de compra ou de aluguer.
Não me espantaria nada que começassem a existir nas grandes cidades parques repletos destas viaturas para uso no chamado “car-share”.
Para isso este carro é perfeito!