Mitos e factos dos eléctricos!

BMW i3 REX – Análise

BMW I3 60 Ah REX

Introdução

O BMW I3 esta em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e veremos porquê!

Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis

Ao longo dos anos a BMW aumentou a capacidade da bateria. Inicialmente vendeu-se o i3 60 Ah com 22kwh de bateria ( dos quais 18,8 usáveis) e fazia até cerca de 180 km de autonomia. Mais tarde introduziram o 94Ah com 33,2 Kwh de bateria (27,2 KwH usáveis) e fazia até cerca de 255 km de autonomia e mais recentemente o 120Ah com 42,2 Kwh de bateria (37,9 KwH usáveis) e fazia até cerca de 355 km de autonomia. Pelos meus cálculos e variações essas autonomias mais realistas seriam de 115 km para 0 60Ah, 165km para o 94Ah e 230 para o 120Ah.

Os modelos 60Ah e 94Ah poderiam em alternativa ter um extensor de autonomia (REX) que não era mais que um motor de scooter de 647cc para servir de gerador de eletricidade para aumento da autonomia do veiculo.

Esse gerador em teoria deverá ser usado em casos em que a bateria comece a ficar perigosamente descarregada. No entanto e depois de muitos km feitos considero que este motor poderá servir também para nos aumentar significativamente a autonomia.

Estes REX têm um deposito de gasolina de 9 litros que adicionam mais cerca de 120km de autonomia ao veiculo. 

Convém recordar que o carro faço se move a combustão. Ele usa esse pequeno motor para gerar energia pelo que se abusarmos do consumo o gerador não conseguira gerar energia suficiente para carregar a bateria ao ritmo que a gastamos. ATENÇÃO A ISTO!

Dito isto vamos passar à nossa análise a este carro. Primeiro vemos o exterior, depois o interior e finalizamos com a nossa já típica análise à condução.

EXTERIOR:

O Design exterior, cuja estética não é, nem nunca foi consensual, é de uma simplicidade e eficiência para cidade brutal. E curiosamente ganhou vários prémios de design

Frente muito curta e muito vidro para facilitar a visibilidade em redor do carro.

Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro para facilitar manobras e estacionamento.

4 portas que quando abertas nos dão acesso amplo ao habitáculo de fácil acessibilidade. As portas dianteiras abrem de maneira convencional e as traseiras do tipo suicida. 

Devido à estrutura totalmente em carbono ( única neste tipo de veículos) e à abertura das portas torna-se muito fácil aceder ao veículo sendo este um dos melhores pontos a favor deste carro.

Nao gosto que o vidro traseiro não abra mas por motivos de design a porta traseira não o poderia “acomodar”, 

Porta dianteira frameless e de dimensões generosas para facilitar acesso.

A traseira é bonita. O painel em vidro com ópticas embutidas dá-lhe um look distinto.

Apesar de ser um veiculo citadino as suas dimensões são das maiores deste segmento o que favorece o espaço interior

Pneus muito estreitos e jantes de 20” para aumentar a autonomia e diminuir atrito.

Actualmente creio que o design ja agrada a mais pessoas dai eu ter começado por dizer que estava à frente do seu tempo

INTERIOR:

O interior já mais consensual e muito moderno, destacam-se os baterias reciclados e recicláveis, o tablier fora do normal para a época e o monitor central de generosas dimensões auxiliado pelo já também digital monitor do condutor.

Bons acabamentos e qualidade de construção BMW.

Muito espaço à frente para o condutor e passageiro e também muito espaço para dois adultos atrás. É um carro de 4 lugares somente mas que facilmente acomoda  esses 4 adultos.

Inúmeros e grandes espaços de arrumação, o típico botão i-drive e bancos bonitos e razoavelmente confortáveis para a utilização citadina.

Esta versão conta ja com o GPS profissional, estacionamento automático, faróis automáticos e sensor de chuva, A/C bizona e bancos frontais aquecidos. 

Através da aplicação BMW é possível enviar para o carro o nosso destino e depois ir às mensagens buscar e seguir as indicações da navegação, climatizar o carro antes de a ele chegarmos e abrir remotamente a porta do condutor, por exemplo.

Nas versões seguintes vieram alterações no sistema de info-entretenimento com a a introdução do Apple Car Play e Android Auto, e varias outras mordomias que estes primeiros não tinham.

Temos uma tomada usb, duas entradas de isqueiro ( mais uma terceira na mala)

Existia já na altura a opção de bancos em pele e dois tetos em vidro para condutor e passageiro.

Mala traseira com 260l ( na versão REX um pouco menor devido à presença do motor) podendo aumentar ate 1100l com os bancos rebatidos. Boa acessibilidade à mala e ainda uma mala frontal pequena e tenham atenção porque “mete “ água. Nao coloquem aqui nada que se possa estragar em contacto com a agua

CONDUÇÃO

Posição de condução ideal para este tipo de veículos ( quase uma posição sentada), optima visibilidade e muito fácil de conduzir. Por ter os pneus muito pequenos e ser alto nas curvas mais apertadas e nas rotundas há tendência para subviragem e pode provocar alguns sustos. No entanto o ESP é pronto e ajuda a não haver surpresas desagradáveis.

Possui uma forte travagem regenerativa que não é modificável. Eugosto muito como atenho dito pois poupa travar e aumenta autonomia, MAS requer habituação 

3 Modos de condução:

  • Confort: será modo normal sem limitações de qualquer espécie,
  • Eco Pro: carro fica menos respondido e portanto menos gastador e com limitação de velocidade a 130km/h 
  • Eco Pro Plus: neste modo ficamos sem A/C ou aquecimento, e velocidade maxima baixa para 90Km/h

Já nos permitia escolher a tarifa mais favorável para carregar MAS não permitia escolher a carga pretendida ( carrega sempre a 100%). Isto não é o ideal para as baterias, pelo que devem analisar bem o estado da bateria quando comprarem um usado ( podem ver o outro video onde explico como se vê isto)

Este é o mais lento de todos os i3 porque é o mais pesado ( pela presença de motor) e porque conta com 170 cv. Ainda assim não é nenhuma tartaruga senão vamos ver:

  • 0-100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima limitada a 150km/h. Mas chega lá num instante.

Nos testes de segurança Euro Ncap só obteve 4 estrelas muito por causa da má pontuação no parâmetro assistentes de segurança.

CARREGAMENTO

Este carro carrega em casa até 7,4 KW ( em AC) e até  47Kw em carregadores rápidos CCS ( DC). NEM TODOS vinham com este carregador. O normal era terem carregadores Type 2 a 7,4Kw. Isto faz toda a diferença para quem quer carregar fora de casa pois relembro que os carregamentos fora de casa Têm uma parcela que se contabiliza ao minuto portanto quanto mais lento carrega mais demora a encher, mais se paga!

CONCLUSÕES

Apesar dos aumentos de preços verificados no mercado de usados, ainda se conseguem valores abaixo dos 20.000€ para este tipo de carros com poucos km percorridos.

Isso coloca-o num patamar muito apetecível. 

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

BMW I3 REX

BMW i3 REX – Análise

O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.

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