Mitos e factos dos eléctricos!

Noticias da Semana

NOTICIAS DA SEMANA:

Uma vez que fomos presenteados com um tempinho daqueles, chuva e nuvens escuras, torna-se difícil fazer os videos dos carros, ainda assim temos muito que falar esta semana.

Está a ser um Setembro muito agitado no mundo da mobilidade elétrica:

Vamos ver o que marcou os últimos dias:

1- Salão de Munique

Decorreu por estes dias  Salão automóvel de Munique. Foi um salão focado nas soluções de mobilidade mais sustentável, tecnologia e condução autónoma.

Foram as marcas da “casa”  que mais estiveram em destaque.

De entre as inúmeras propostas apresentadas destaco as seguintes:

  • AUDI GRANDSPHERE CONCEPT

Um concept car repleto de tecnologia e inovações, Será aqui que  aAudi irá buscar ideias para os novos carros e muito provavelmente o design servirá de base ao futuro A8?

  • VW ID LIFE

Citadino muito especial da VW. Valores entre os  20000€ e os 25000€. Usa a plataforma MEB Small. Tracção dianteira, 234 cv, 6,9 seg 0-100km/h e limitado a 180km/h, bateria de 57 kWh e cerca de 400km de autonomia. Muito bom para o preço

Muita tecnologia, nomeadamente  o facto de não ter ecrãs. Toda a informação mostrada num head-up Display. 

Portanto um carro para as massas e uma pequena flecha, construído na sua maioria com baterias reciclados e recicláveis

  • BMW I VISION CONCEPT

Um concept car que mostra a capacidade de inovar e inventar que estes tipos da divisão I têm.

Completamente feito com materias recicladas ( desde o aço,aluminios, plásticos e borracha dos pneus, etc…) e recicláveis.

Já no passado vimos concept I serem convertidos em automóveis de produção com mudanças ligeiras. Será assim com este? Teremos que esperar muitos anos ainda, mas entretanto poderá o futuro I3 vir a este “beber” do aspecto e tecnologia? Esperamos que sim!

  • PORSCHE MISSION R

Uma máquina de 1100cv e 1500 kg. Mais números impressionantes: 2,5 seg dos 0-100km/h, + de 300 Km/h, bateria de 900v

Um carro de competição com capacidade de carga a 350KWh e de onde poderá sair o futuro Cayman ( depois de lhe despirem as roupas de competição)

3- Tesla capaz de produzir 10000 carregadores Supercharger por ano

A Tesla que conta já com cerca de 25000 carregadores Supercharger espalhados pelo Mundo anunciou ha umas semanas que pretende abrir os seus carregadores a outras marcas.

Agora com este anuncio de conseguirem, por ano, produzir ( e instalar) 10000 carregador V3 por ano todos ficam mais descansados com a abertura a outras marcas. 

Ganha a Tesla e ganham todas as outras marcas pois passam a ter acesso à maior rede de carregadores que há ( pelo menos em Portugal)

4- Patente da Tesla

A Tesla conseguiu esta semana uma nova patente para…. Limpa pára brisas a laser que supostamente vão equipar o Roadster.

Será que é uma ideia que passará para a produção ou somente uma afirmação de mais uma tecnologia inovadora da marca Americana??? Esperar para ver como isto se concretizará!

5- MB quer acabar com os Híbridos Plug-In

 Aparentemente foi anunciado que a MB planeia acabar com os Híbridos Plug-in no futuro por se tratarem de carros mais caros de produzir e de manutenção mais dispendiosa. 

No entanto não será para o imediato até porque continuam a ser apresentadas propostas híbridas da Mercedes Benz para os próximos anos. Cada vez mais com maior autonomia elétrica mas ainda com a componente a combustão.

Como ja o dissemos acreditamos que o mercado destes veículos existe e eles são importantes para a transição 100% elétrica dos consumidores. Há pessoas com grande “range anxiety” e para elas estas soluções são perfeitas para se iniciarem e depois progredirem para os 100% eletricos.

6- Novo Volvo XC40 P6

A Volvo ja tinha o XC40 P8 mas agora lançara uma versão menos vitaminada de acesso à gama. 

Parece-nos a escolha acertada para a maioria sendo vejamos:

  • um unico motor no eixo dianteiro que debita 231 cv ( o outro tinha dois motores – um por eixo, com potência combinada de 408 cv)
  • Faz 0-100 em 7,4seg ( ao invés de 4,9 seg). Chega e sobra para um arranque e ultrapassagens rápidas e em segurança!
  • Limitado a 180 km/h talcomo o outro
  • 400km de autonomia ( aumentou relativamente ao seu irmão) e isto é muito significativo)
  • Preços iniciam-se nos 50 000€ ( o que está e linha com as propostas emergentes no mercado)
  • Super competitivo e atrativo. Uma proposta também a considerar

7- Citroen AMI

A Citroen iniciou a comercialização do seu mini carro, o AMI, nas lojas FNAC…

Legalmente não é um carro mas sim um quadriciclo elétrico.Este enquadramento permite-o ser conduzido por jovens a partir dos 16 anos de idade desde que possuidores de licença de condução B1.

Veiculo excepcionalmente simples e pratico, completamente simétrico para diminuir o numero de peças que o compõem. Assi a traseira é igual a dianteira e a parte esquerda igual à direita. Tanta simetria causa uma “assimetria”: o condutor acede ao carro através de uma porta Suicida e o passageiro através de uma porta “normal”

A nivel de dimensão é menor que o Smart fortwo, pesa 485Kg, tem uma bateria de 5,5KwH a debitar 8 cv, autonomia para 75 km e velocidade limitada a 45Km/h. A carga da bateria em corrente normal dura 3 horas de vazio a cheio.

O interior é muito parco ( os bancos são meras almofadas) e o equipamento muito escasso ( nao tem direção assistida mas para este peso nem necessitará).

Quem o conduziu diz ser divertido e bastante ágil.

 

Esta é solução da Citroen para a mobilidade urbana e pelo preço de um motociclo podemos ter um veiculo de dois lugares fechado. Será que convencerá os mais novos, será que será “adoptado” pelos mais velhos 

O tempo dirá como correm as vendas, mas sem dúvida é uma proposta fora da caixa como outras que esta marca apresentou no passado e que vingaram!

8- Tesla Model S Plaid bate novo record em Nurburgring 

Esta é quiçá a guerra mais antiga dos fabricantes: ver qual o tem o carro mais rápido na sua categoria neste mítico circuito.

Quanto a este tempo ( 7.30.909 ) e apesar de ter batido o mais direto rival o Porsche Taycan Turbo S por 12 segundos e tornando-se o familiar eléctrico mais rápido nesta pista, confesso que me deixa algo desiludido pois falamos de um carro com mais de 1000cv. Mas aqui se nota o peso das baterias e destes carros.

Claro que é um tempo excelente para esta “banheira” familiar mas o mais impressionante das poucas informações que temos é que a segunda volta foi somente 5 seg mais lenta o que significa que muito está a mudar a nível das baterias e do seu arrefecimento. Todos nos lembramos que no passado havia situações em que nao conseguiam fazer uma volta lançada completa quanto mais duas. Este para mim é o dado mais interessante e mais relevante para o comum dos mortais. 

Parabéns à Tesla e ficamos à espera da desforra da Porsche ( como tem acontecido sempre!)

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

Tesla M.C.U. 1 Versus M.C.U. 2

O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”

Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.

Hoje em dia temos duas hipóteses:
Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!

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BMW I3 REX

BMW i3 REX – Análise

O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.

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Tem dúvidas?

Estamos prontos a responder às suas questões sobre a mobilidade eléctrica. Tentaremos ser breves na resposta.

Não hesite em nos pôr à prova!…

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