Teste ao mais importante BMW dos últimos anos: BMW I4

BMW I4

 

Desta feita temos um carro muito especial e no qual vejo uma escolha diferenciada da demais concorrência.

 

Todos sabem que nutro pela BMW um carinho especial pois devido à sua historia no campo dos veículos eletricos estamos sempre à espera da superação em cada modelo que apresentam.

 

A BMW iniciou há 10 anos aquele que seria o esboço destes novos modelos que a a marca tem apresentado.

 

O BMW I4 que aqui temos, é a versão 40 porque entendemos que a versão M50 é um abuso!

De facto o BMW I4 M50 é o primeiro modelo a receber o “tratamento” da divisão M. Seria de esperar que a M tivesse metido as mãos no I8, mas não! Este é verdadeiramente o primeiro de muitos modelos eletricos da marca Bávara que a M mexeu. E como mexeu…

 

Neste momento considero a BMW a marca que apresenta a maior diversidade de modelos eletricos no mercado ( faltando apenas um modelo pequeno e mais barato que substitua o I3), senão vejamos:

 

  • I3 em final de vida
  • IX3
  • IX que já testamos aqui no canal
  • I4
  • I7 recentemente apresentado e que promete dar muito que falar e escrever.
  • IX1 apresentado ja este mês de Junho.
  • As versões hibridas plug in do serie 3, 5 e 7

 

Antes deste carro sair e eu ter tido oportunidade de o conduzir disse que a preferencia deveria recair sobre os carros com plataforma dedicada

NO ENTANTO este veio provar que estava errado em alguns aspectos. Se a nível do espaço interior e estética exterior tinha razão, a nível de comportamento dinâmico e segurança na condução estava enganado.

Este carro tem um comportamento soberbo e nunca sentimos que estamos no limite do carro no que à segurança diz respeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXTERIOR

 

À primeira vista confunde-se com o novo série 4, No entanto, um olhar mais atento retira as dúvidas.

Este I4 teve por base o serie 4 pelo que não tem uma plataforma dedicada e dai apresentar esta frente longa e a porta de carregamento ser igual à porta do deposito de combustível no serie 4. Em vez de termos os habituais escapes temos difusores. Aqui gostaria mais de uma traseira personalizada a este modelo, sem difusores.

Ainda assim a BMW fez um trabalho magnifico ( e muito dispendioso) para adaptar o chassis do serie 4 a este I4. Só assim se consegue um carro com este dinamismo e apetite de curvas.

 

CX de 0,2 no M40 e  0,25 na versão M50

 

Elementos estéticos de realce:

–  Grelha frontal em fibra de carbono ( M)

  • Espelhos retrovisores
  • Barbatanas laterias
  • Rim frente mais bonito que noutros BMW apesar das enormes dimensões
  • Opticas led
  • Perfil grand coupe
  • Janelas frameless
  • Jantes bonitas e elegantes
  • Opticas traseiras LED
  • Spoiler M traseiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTERIOR

 

Respira qualidade e atenção ao detalhe e acabamentos de extraordinária qualidade.

Pura e simplesmente não há barulhos mesmo em piso menos bom

 

Ecra curvo de 14,9 polegadas. Software Português. Com o sistema i8 da BMW que ja vimos exaustivamente no IX.

Ecra de condutor de 12,3 polegadas com toda a informação necessária ao condutor

Head-up display para complementar a informação e não tirarmo-nos olhos da estrada.

 

O minimalismo esta presente e perderam-se os botões da climatização, no entanto, temos o E-drive que nos remete para o que a BMW nos tem habituado e sou honesto, em condução ajuda e muito.

Bancos desportivos M com apoio fabuloso e uma pele magnifica. Posição de condução muito agradável. Uma ressalva, se colocarmos o banco na posição mais baixa teremos possivelmente dois problemas: perdemos visibilidade dianteira e o ocupante traseiro não tem onde meter os pés debaixo do banco.

 

O espaço traseiro não é uma referência, não tanto pelo espaço para as pernas mas pela existência do desnecessário do túnel central que retira comodidade ao terceiro ocupante do banco traseiro.

O entanto porta esquis esta bem pensado, o apoio de braço também e temos controlos de climatização nos bancos traseiros. Uma mais valia quando comparado com a concorrência

 

A mala e das melhores do segmento e tem uma abertura muito friendly. São 470 litros ou 1290 litros com os bancos traseiros rebatidos.

 

Para quatro pessoas esta perfeito! Para cinco depende do tamanho do 5º ocupante…

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA e NÚMEROS

Somente dois modelos:

  • I4 40
    • 340 Cv
    • 430 Binário
    • 5,7 seg 0-100km/h
    • 591 km Autonomia
    • 190 km/h Vel Maxima
    • Preço a partir de 62.500€
    • 2125 kg peso

 

  • I4 M50 – dois motores – AWD
    • 544 Cv
    • 795 Binário
    • 3,9 seg 0-100km/h
    • 510 km Autonomia
    • 225 km/h Vel Maxima
    • Preço a partir de 74.500€
    • 2290 kg peso

 

Potencias de carregamento : 11kw em AC e 205 KW em DC ( 31 minutos dos 10% aos 80%)

Oferta de taxas bases, por exemplo na rede Ionity, com o cartão de carregamento BMW, durante os primeiros 12 meses.

Capacidade da bateria: 84 kw/h. Utilizável: 80,7 kw/h

 

Sistema de reconhecimento de voz inteligente e adaptativo utilizando IA.

Sistema já preparado para comunicações 5G onde estas estiverem disponíveis, é Claro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONDUÇÃO

 

Existem 3 modos de condução:

  • Eco pro em que estamos com maior eficiência e onde optimizamos os consumos. Num carro com esta potência este modo é melhor que em muitos outros veículos eletricos no Sport
  • Modo Confort. Onde o carro passara a maior parte do tempo. Tem potência para dar e vender e temos uma eficiência energética bem interessante.
  • Modo Sport, o mais desportivo para quem quer mesmo tirar o sumo todo deste carro. E tem tanto para dar. Dentro do Sport ainda temos o modo SPORT BOOST, onde podemos fazer o lunch control.

 

 

Este BMW i4 M50 oferece inúmeras tecnologias específicas M e uma experiência de condução completamente nova.

Dinâmica carregada de adrenalina com a precisão típica BMW M e um som altamente emocionante proporcionado pelo sistema BMW M IconicSounds Electric idealizados pelo grande Hans Zimmer.

BMW E-drive de 5 geraçao. Distribuição de peso 50/50 e baixo centro de gravidade e tracção integral fazem-no ter um comportamento dinâmico a roçar a perfeição. Torna-se muito difícil a traseira sair descontrolada. Mesmo quando provocamos o carro…

Suspensão adaptativa M com auto nivelamento nas rodas posteriores

Travões desportivos M com pinças fixas de 4 êmbolos à frente e pinças flutuantes no eixo traseiro são bastante competentes. Das melhores capacidade de travagem que já conduzimos nesta gama de preços

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÕES

 

Para quem pretende um veiculo familiar com elevadas prestações este poderá muito bem ser o caminho

Senão vejamos: na propria Bmw o modelo a combustão que com este poderá rivalizar é o Bmw 440i M e é bem mais caro na compra, na manutenção e nos consumos nem se fala.

 

Se estivermos a pensar no I4 40 tiramos exactamente as mesmas conclusões, apesar de neste caso o preço de aquisição seja ligeiramente maior que o do 420d ou 420I. Mas as pretsçõessao melhores, nao ha IUC a pagar e poupa-se muito diariamente no combustível e também nas manutenções periódicas.

 

OU seja, este carro é serio concorrente dentro da própria marca. Onde promete fazer mossa

 

Fora da marca, considero-o uma das opções mais acertadas no que às marcas ditas premiam diz respeito.

 

Não admira que a BMW entenda este I4 como um dos carros mais importantes dos últimos anos. Não fosse a indisponibilidade imediata de veículos e arrisco-me a dizer que dificilmente se iriam comprar carros como o serie 4 a combustão…

AGRADECIMENTOS

À MCoutinho Viseu pela cedência do veículo

 

 

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