Mitos e factos dos eléctricos!

BMW IX 40

 BMW IX – 40 ou 50

Introdução

Depois da apresentação do novo BMW i4 que na minha opinião só peca por não ter uma plataforma dedicada ao veiculo eléctrico e por isso ficarmos com a parte traseira com pouco espaço para os passageiros, é agora a vez do BMW IX que se coloca na lista dos SUV de luxo elétricos. 

EXTERIOR:

Este apesar de ser construído numa base completamente nova e feita para os propósitos do VE, não comunga com o seu irmao mais novo, o I4, a beleza deste, pelo menos à primeira vista.   

Exteriormente o carro é no mínimo controverso: frente muito alta ( e por isso se colocar como classe 2 nas portagens) bonitos faróis dianteiros LASER esguios que contrastam com esta grelha de enormes dimensões que já nos fomos habituando a ver nestes novos BMW. Isto já me começa a convencer! A traseira sempre achei bonita. Para mim e pelo que tenho constatado, o problema da estética exterior é a zona lateral posterior. Esta confesso que começa agora a entrar! 

No entanto e quanto mais olho para este carro mais começo a gostar dele. E se nos lembrarmos isto tem sido a tónica de todos os BMW I. Primeiro estranha-se e depois definitivamente entranha-se. Senão vejamos o i3 vendeu mais nos últimos nos do que nos primeiros anos de vida ( passou de feio a “até é bonitinho”), o I8 passou de extremamente futurista para um carro intemporal. Talvez daqui a 6 anos olhemos para este BMW IX e digamos o mesmo.

Comigo confesso que já esta a acontecer.

Aspectos incríveis no exterior: é mais bonito ao vivo do que em fotos ou videos, 

Pormenores exteriores:

– lava câmaras dianteira e traseira, 

– Por baixo do símbolo dianteiro da BMW esta o acesso para encher o deposito da agua.

  • Jantes enormes de 21 polegadas montadas em pneus de perfil alto ( 60) para aumentar ainda mais o conforto. Isto a par com a suspensão dinâmica de serie promete um conforto muito acima da média
  • Portas frameless e soft close são pormenores bonitos e úteis 
  • Farois frontais Laser
  • Bagageira posterior de 500 litros com acesso completamente plano. 
  • Luzes de presença quando a mala esta aberta.
  • Como já acontecia o BMW i8 também este IX não abre o capot.
  • Grelha dianteira a esconder por completo os sensores ( bem pensado) e com capacidade de se auto curar ( ainda vou tentar esclarecer o que é isto ao certo)
  • Linha Streamflow e puxadores embutidos para diminuir o CX e consequentemente aumentar a autonomia.

INTERIOR:

Quando abrimos a porta para entrar de imediato esquecemos as partes mais controversas no exterior porque o interior é simplesmente MAGNIFICO. 

Saltam à vista as poltronas super confortáveis de pele “responsável” e o monitor curvo de 14,9’’ que se continua com o computador do condutor 12,3’’. Tudo isto muito bem integrado no tablier. Respira-se qualidade de materiais e de acabamentos. 

Sentimo-nos em casa: muito vidro, pele e madeira.

Vários pormenores em vidro ( confesso que acho demasiado). Em vez de botões a BMW substituiu alguns por esta placa de madeira onde accionamos algumas funções.

Inúmeros espaços de arrumação, todos os materiais de tato incrível e agradáveis, bancos com massagem e aquecimento/arrefecimento. Aquecimento este que também vem por baixo da tablier em direção aos ocupantes.

Sistema de info-entretenimento 8 mais recente da BMW. Super rápido e intuitivo.

Teto panorâmico ( Sky Longe) sem cortina porque … não precisa: ao toque de um botão escurece. E quando fechamos o carro ele também automaticamente escurece.

Por falar em fechar o carro, se nos esquecermos de algo no carro e só nos apercebemos quando estamos longe basta ligar a App no smartphone e ver o interior através da pequena câmara do interior.

Será que esta câmara irá no futuro trazer mais utilidade que esta???? Fica a pergunta no ar!

Atras e é uma estreia, temos muito para falar:

  • Muito espaço para pernas e cabeças. 
  • Posição elevada , 
  • Banco extremamente confortável com encosto ate à entrada da porta (para bater umas sonecas). 
  • Altifalantes nos encostos de cabeça. 
  • Entradas USB nas costas dos bancos dianteiros onde também existe a possibilidade de adaptar um porta casacos ou um tabuleiro para tablet ou um lanchinho.
  • Comandos do Ar Ccondicionado atras e de 4 zonas
  • Ambiência extraordinária

CONDUÇÃO

Tecnologia de assistência à condução tais como assistente de direção e de faixa de rodagem com funções alargadas, o assistente de paragem de emergência e o assistente de alteração de trajetória com proteção ativa contra colisões laterais. Possui câmaras para fazer um 360 graus do carro para ajuda no estacionamento

Ainda que com quase 2500kg ( apesar da estrutura em carbono) o cx de 0,25 ( dos melhores entre SUV grandes) e a elevada potência não se nota no comportamento dinâmico

Pelo facto de ter uma estrutura em carbono permite-lhe ter uma maior rigidez estrutural mas também baixar ainda mais o centro de massa e por isso melhorar o comportamento dinâmico

Mesmo sendo um carro de dimensões generosas as manobras são fáceis graças às 4 rodas direccionais.

Tal como já estamos habituados temos os seguintes modos de condução: PERSONAL, SPORT, EFFICIENT

Este modelo 40 apresenta-se com 326 cv e 630Nm de binário fazendo 6,1seg dos 0-100Km/h e 200 km/h de velocidade máxima. 

A bateria de 76,6Kwh consegue entre 327 e 425 km de autonomia dependendo das conduções e tipo de estrada.

Carregamento em AC ( casa) até 11Kw. Carregar 100% em 7 a 10 horas em casa.

Carregamento em DC ate 200KW ( 150 no 40 e 200 no 50). Isto significa carregar de 10 a 80% em 30 a 35 minutos…

Bomba de calor para optimizar os carregamentos

Nao falta nada!

CONCLUSÕES

Para nós o melhor SUV 100% Elétrico da atualidade.

Para quem procure um SUV de luxo e goste do exterior então não ha duvidas: é este carro!

Para quem ainda tenha duvidas quanto ao aspecto exterior é só visitar o stand mais umas vezes e acaba por gostar… Isso esta a acontecer comigo!

Nao há no mercado nada semelhante, nem em luxo nem em preço e tecnologia, para este segmento.

Este modelo 40 servirá para a grande maioria mas existe o modelo 50 apesar de mais pesado ( 2585 kg) tem 523 Cv e binário de 765Nm. Este tem números mais agressivos: mantém os 200km/h  de velocidade máxima mas faz dos 0-100 em 4,6 segundos. Conta com um bateria de maiores dimensões 111,5Kwh ( o maior responsável pelo aumento de peso) tendo uma autonomia entre 549 Km e 630 km.

Relativamente a preços:

IX 40 – a partir de 89000€. Pena que não dê para entrar no segmento de carros possíveis de dedução de iva nas empresas. Ou será que pode dar…

IX 50 – a partir de 107000€

Para nós um preço ainda demasiadamente elevado pois a lista de opcionais é bem grande!

Mesmo não querendo ou gostando ou podendo adquirir este carro venham vê-lo ao stand e apreciar toda a tecnologia que ele oferece e sentem-se nestes sofás e vêm logo porque eu gostei deste carro. A boa condução é a cereja no topo do bolo.

Obrigado à BMW nomeadamente ao stand BMCar que nos possibilitou esta experiência.

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

Tesla M.C.U. 1 Versus M.C.U. 2

O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”

Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.

Hoje em dia temos duas hipóteses:
Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!

Ver mais »
BMW I3 REX

BMW i3 REX – Análise

O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.

Ver mais »

Tem dúvidas?

Estamos prontos a responder às suas questões sobre a mobilidade eléctrica. Tentaremos ser breves na resposta.

Não hesite em nos pôr à prova!…

Faça as suas contas!

Irá descarregar um ficheiro em formato Excel.
Veja aqui as instruções de utilização.

Formato Excel

Formato Numbers