Mitos e factos dos eléctricos!

Tesla M.C.U. 1 Versus M.C.U. 2

MCU 1 VS MCU 2 

O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”

Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.

Hoje em dia temos duas hipóteses:

  • Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
  • Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!

As questões que se colocam é se vale a pena e quais as maiores diferenças?

AS MAIORES DIFERENÇAS

Ao passo que o computador do MCU 1 tem um processador Nvidia Tegra, o MCU 2 tem um processador Intel Atom E8000.

O MCU 2 traz agarrado a si uma serie de mordomias e conveniências inexistentes no MCU1, tais como: poder ver videos com som ( quando parado) ou seja passamos a poder ter Netflix e Youtube no carro, mais e melhores jogos de arcada, karaoke, entre outros como depois veremos em detalhe.

Outra grande diferença está no navegador de internet. Com o MCU 2 é possível navegar de uma maneira quase normal. Ao passo que no MCU 1 desistimos à primeira tentativa pois o browser é muito lento. 

Podemos viver sem MCU2? Claro que sim! O meu carro anterior tinha MCU1 e nunca o troquei pelo MCU 2, somente aumentei a memória. Para conduzir não me parece algo que compense o valor.

No geral e para quem tenha as mais recentes versões hardware do autopilot acho que faz todo o sentido…

Este upgrade vem com um senão: perdemos o rádio AM e FM convencional, passamos somente a ter rádio através da internet ( funciona muito bem mas implica ter um ligação wi-fi ou adquirir o pacote de conectividade premium). Pacote este que já agora faz todo o sentido subscrever.

Em alternativa e por mais cerca de 500€ a Tesla instala uma antena e rádio convencional no novo computador. Sinceramente e porque esta adição pode ser efectuada mais tarde sem custos acrescidos eu não o colocarei agora e vou experimentar a versão rádio Online e depois logo se vê.

A nível de condução haverá diferença para quem tenha o full self drive ativo, para os demais não ha diferences neste upgrade.

Vamos a uns exemplos práticos:

  • Navegação
  • Programar viagem
  • Passear entre menus
  • Aceder à internet

No video explicamos como saber qual o MCU E Auto Pilot que o carro tem!

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

Teste ao mais importante BMW dos últimos anos: BMW I4

Desta feita temos um carro muito especial e no qual vejo uma escolha diferenciada da demais concorrência. Nutro pela BMW um carinho especial pois devido à sua historia no campo dos veículos eletricos estamos sempre à espera da superação em cada modelo que apresentam.

A BMW iniciou há 10 anos aquele que seria o esboço destes novos modelos que a a marca tem apresentado.

O BMW I4 que aqui temos, é a versão 40 porque entendemos que a versão M50 é um abuso!

Ver mais »

Kia EV6. Será este o melhor Veículo Elétrico?

Desta vez trazemos ao canal o carro do ano 2022. Trata-se do Kia EV6, aqui na versão Air, com a bateria de menores dimensões.
Entendemos que apesar de ser o que menos autonomia tem, compensa por ser o menos dispendioso e portanto a melhor opção da gama para quem pretende um veiculo económico, cheio de tecnologia, mas não necessita da maior autonomia e de prestações mais desportivas.
Este Kia partilha muita tecnologia e sistemas com o seu irmão Hyundai Ioniq 5, tais como a disposição dos ecrãs interiores, a tecnologia das baterias e a plataforma E-GMP
Claro está que para quem quiser despender uns euros extra ( cerca de 8000€ ) então a opção mais lógica terá que ser a versão mais potente, mais equipada e com maior bateria.

Ver mais »

Tem dúvidas?

Estamos prontos a responder às suas questões sobre a mobilidade eléctrica. Tentaremos ser breves na resposta.

Não hesite em nos pôr à prova!…

Faça as suas contas!

Irá descarregar um ficheiro em formato Excel.
Veja aqui as instruções de utilização.

Formato Excel