Mitos e factos dos eléctricos!

Citroen Ami – Papa Semanadas

CITROEN AMI

O novo Ami é uma interpretação muito própria da Citroen no que concerne ao futuro da mobilidade elétrica e como podemos tornar as nossas cidades mais ecológicas.

Trata-se de um veiculo barato de construir, barato de manter e extraordinariamente barato no seu dia a dia. Com uma bateria de 5,5 Kw que debita 8 cavalos de potência, e tendo 75 km de autonomia é correto dizer que esses 75km custam em eletricidade (Considerando um tarifário bi-horário e uma média de valor por Kw) cerca de 0,75€ ou seja 1 cêntimo por km. 

Enquadrado na categoria de quadriciclo e não de automóvel pode ser conduzido por adolescentes de idade superior a 16 anos desde que capacitados com carta B1.

No entanto para mim este carro não é só uma “papa-semanadas”. Poderá muito bem ser uma alternativa às trotinetes e bicicletas elétricas que felizmente têm invadido as nossas cidades, seja pela opção de compra ou de aluguer.

Não me espantaria nada que começassem a existir nas grandes cidades parques repletos destas viaturas para uso no chamado “car-share”. 

Para isso este carro é perfeito!

EXTERIOR

Minimalista como não poderia deixar de ser. 

Nao sendo, na minha opinião, um carro bonito e apelativo é, sem dúvida,  diferente, muito simples e curiosamente bastante divertido. 

O facto de ser simétrico não só diminui os custos de produção como marca ainda mais o desenho disruptivo que a Citroen quis aqui evidenciar.

Jantes de 14” e pneus de 155 de largura, não permitem grandes aventuras em curva, e a bem dizer nem em recta porque só da 45Km/h, travões de disco à frente e tambor atrás o que para a velocidade máxima de 45 km/h é mais que suficiente para o parar em segurança.

A traseira igual à dianteira com excepção da cor dos faróis, porta suicida no condutor e normal no passageiro.

Tomada de carregamento convencional ( como numa torradeira) localizada no lado do passageiro e cujo cabo se guarda no próprio veiculo. Bem pensado!

Por falar em tomada, a bateria de 5,5Kw/h consegue carregar dos 0-100% em cerca de 3 horas numa tomada normal. Ou seja este carro carrega mais depressa que o nosso smartphone ou o computador portátil.

As janelas do carro são diferentes e relembram o famoso Citroen 2CV, as portas abrem por intermédio de uma chave normal. 

Chave essa que não serve na ignição.Para isso há uma segunda chave. Não percebemos esta ideia: se o objectivo é simplificar para quê complicar com o uso de duas chaves.

INTERIOR

O interior tal como o exterior é super minimalista. Os bancos são pranchas plásticas com almofadas pelo que será escusado dizer que o conforto não é a sua maior virtude. O banco do condutor regula-se mais para a frente ou para trás mas o do passageiro está fixo. No entanto servem a função e a suspensão até que não é má! Acho mesmo que para o carro que é, é bastante boa.

Não há rádio, em alternativa temos um local para colocar o nosso smartphone ( e respectiva ficha usb para o carregar) e um local para colocar uma coluna Bluetooth. Tendo em vista o publico alvo está muito bem pensado!

Só há 3 botões em todo o carro. Isto poderia querer dizer que havia um grande e completo ecrã táctil. NÃO! Nada disso. O único ecrã que existe é o de apoio ao condutor que mostra a “mudança” engrenada ( D, N, R), a velocidade e a autonomia.

Os 3 botões servem para:

  • Ligar a ventilação ( não há ar condicionado). A ventilação resume-se a 1 velocidade e quando ligado parece-se a um secador de cabelo…
  • Accionar os 4 piscas
  • Ligar o desembaciador do vidro traseiro.

Para colocar as “tralhas” temos uns tabuleiros de borracha que colocamos no tablier. O espaço de carga resume-se a um pequeno espaço atras do banco do condutor e um local maior na zona do passageiro ( 63 litros)onde ate existe uma pega para segurar a mochila da escola ou o saco das compras…

O teto panorâmico faz-nos ter um ambiente bem maior do que seria de esperar e torna a condução ainda mais divertida.

Nao gostamos do facto de não ter airbag para condutor e passageiro, bem sabemos que a categoria em que se enquadra não o obriga mas poderia ter! E era mais uma valia!

CONDUÇÃO

Para o motor de 8cv que tem até que se desenrasca muito bem. Chega as 45km/h em 10 segundos, graças ao baixo peso, 471kg, e aos plásticos da carroçaria.

Não o podemos considerar divertido de conduzir mas a sua condução é divertida, pela simplicidade, manobrabilidade ( ciclo de viragem em 7,2 metros) e facilidade de estacionar ( qualquer buraco serve). Mede 2,4 metros de comprimento e menos de 1,4 metros de largura. 

Obviamente pela performance, dimensões e enquadramento legal não pode andar em IP muito menos em auto-estradas…

CONCLUSÃO

Trata-se de um veiculo com um objectivo muito bem definido:

  • partilha de veículos
  • ser alternativa a scooter e trotinetes
  • Substituir carros a combustão para quem não precise no seu dia-a-dia de mais do que este AMI tem para oferecer.

Qualquer pai preferiria dar este carro a um filho de 16 nos que uma scooter porque para alem de muito mais seguro, leva mais tralha, pode levar a namorada(o) ao lado ( não poderia dizer isto) e com um custo ridículo por quilometro percorrido.

Relativamente à aquisição, os preços começam nos 7350€.Pode ser adquirido online ( nas lojas FNAC aderentes ) e nos concessionários CITROEN que aceitaram comercializar este veículo ( como é o caso da Martinauto – Viseu que nos emprestou o AMI). 

A entrega será na porta do cliente, no caso de uma compra online, mas acarreta custos, ou num dos concessionários Citroen, aí sem mais custos associados. Ou seja ou temos o conforto da entrega em casa ou a poupança se se optar pela entrega no concessionário. 

Quanto ao preço, não sendo excessivo, pensamos que poderia ser mais comedido para exponencial as vendas. Ou então deveria, como em França, haver possibilidade de aluguer mensal do veiculo. Para as plataformas de partilha de carros poderá ser uma excelente opção.

Deve ser uma opção a equacionar? Se estiver a ver veículos para o seu filho de 16 anos ou se enquadrar no grupo de condutores já citados SIM

Se não se revê nisto então mais vale re-pensar, mas ão sem antes o experimentar. Vai ficar surpreendido!

Mas nós gostamos bastante do conceito, da ideia, da simplicidade, e porque não dizer, da condução.

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

Tesla M.C.U. 1 Versus M.C.U. 2

O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”

Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.

Hoje em dia temos duas hipóteses:
Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!

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BMW I3 REX

BMW i3 REX – Análise

O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.

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