CITROEN AMI
O novo Ami é uma interpretação muito própria da Citroen no que concerne ao futuro da mobilidade elétrica e como podemos tornar as nossas cidades mais ecológicas.
Trata-se de um veiculo barato de construir, barato de manter e extraordinariamente barato no seu dia a dia. Com uma bateria de 5,5 Kw que debita 8 cavalos de potência, e tendo 75 km de autonomia é correto dizer que esses 75km custam em eletricidade (Considerando um tarifário bi-horário e uma média de valor por Kw) cerca de 0,75€ ou seja 1 cêntimo por km.
Enquadrado na categoria de quadriciclo e não de automóvel pode ser conduzido por adolescentes de idade superior a 16 anos desde que capacitados com carta B1.
No entanto para mim este carro não é só uma “papa-semanadas”. Poderá muito bem ser uma alternativa às trotinetes e bicicletas elétricas que felizmente têm invadido as nossas cidades, seja pela opção de compra ou de aluguer.
Não me espantaria nada que começassem a existir nas grandes cidades parques repletos destas viaturas para uso no chamado “car-share”.
Para isso este carro é perfeito!
EXTERIOR
Minimalista como não poderia deixar de ser.
Nao sendo, na minha opinião, um carro bonito e apelativo é, sem dúvida, diferente, muito simples e curiosamente bastante divertido.
O facto de ser simétrico não só diminui os custos de produção como marca ainda mais o desenho disruptivo que a Citroen quis aqui evidenciar.
Jantes de 14” e pneus de 155 de largura, não permitem grandes aventuras em curva, e a bem dizer nem em recta porque só da 45Km/h, travões de disco à frente e tambor atrás o que para a velocidade máxima de 45 km/h é mais que suficiente para o parar em segurança.
A traseira igual à dianteira com excepção da cor dos faróis, porta suicida no condutor e normal no passageiro.
Tomada de carregamento convencional ( como numa torradeira) localizada no lado do passageiro e cujo cabo se guarda no próprio veiculo. Bem pensado!
Por falar em tomada, a bateria de 5,5Kw/h consegue carregar dos 0-100% em cerca de 3 horas numa tomada normal. Ou seja este carro carrega mais depressa que o nosso smartphone ou o computador portátil.
As janelas do carro são diferentes e relembram o famoso Citroen 2CV, as portas abrem por intermédio de uma chave normal.
Chave essa que não serve na ignição.Para isso há uma segunda chave. Não percebemos esta ideia: se o objectivo é simplificar para quê complicar com o uso de duas chaves.
INTERIOR
O interior tal como o exterior é super minimalista. Os bancos são pranchas plásticas com almofadas pelo que será escusado dizer que o conforto não é a sua maior virtude. O banco do condutor regula-se mais para a frente ou para trás mas o do passageiro está fixo. No entanto servem a função e a suspensão até que não é má! Acho mesmo que para o carro que é, é bastante boa.
Não há rádio, em alternativa temos um local para colocar o nosso smartphone ( e respectiva ficha usb para o carregar) e um local para colocar uma coluna Bluetooth. Tendo em vista o publico alvo está muito bem pensado!
Só há 3 botões em todo o carro. Isto poderia querer dizer que havia um grande e completo ecrã táctil. NÃO! Nada disso. O único ecrã que existe é o de apoio ao condutor que mostra a “mudança” engrenada ( D, N, R), a velocidade e a autonomia.
Os 3 botões servem para:
- Ligar a ventilação ( não há ar condicionado). A ventilação resume-se a 1 velocidade e quando ligado parece-se a um secador de cabelo…
- Accionar os 4 piscas
- Ligar o desembaciador do vidro traseiro.
Para colocar as “tralhas” temos uns tabuleiros de borracha que colocamos no tablier. O espaço de carga resume-se a um pequeno espaço atras do banco do condutor e um local maior na zona do passageiro ( 63 litros)onde ate existe uma pega para segurar a mochila da escola ou o saco das compras…
O teto panorâmico faz-nos ter um ambiente bem maior do que seria de esperar e torna a condução ainda mais divertida.
Nao gostamos do facto de não ter airbag para condutor e passageiro, bem sabemos que a categoria em que se enquadra não o obriga mas poderia ter! E era mais uma valia!
CONDUÇÃO
Para o motor de 8cv que tem até que se desenrasca muito bem. Chega as 45km/h em 10 segundos, graças ao baixo peso, 471kg, e aos plásticos da carroçaria.
Não o podemos considerar divertido de conduzir mas a sua condução é divertida, pela simplicidade, manobrabilidade ( ciclo de viragem em 7,2 metros) e facilidade de estacionar ( qualquer buraco serve). Mede 2,4 metros de comprimento e menos de 1,4 metros de largura.
Obviamente pela performance, dimensões e enquadramento legal não pode andar em IP muito menos em auto-estradas…
CONCLUSÃO
Trata-se de um veiculo com um objectivo muito bem definido:
- partilha de veículos
- ser alternativa a scooter e trotinetes
- Substituir carros a combustão para quem não precise no seu dia-a-dia de mais do que este AMI tem para oferecer.
Qualquer pai preferiria dar este carro a um filho de 16 nos que uma scooter porque para alem de muito mais seguro, leva mais tralha, pode levar a namorada(o) ao lado ( não poderia dizer isto) e com um custo ridículo por quilometro percorrido.
Relativamente à aquisição, os preços começam nos 7350€.Pode ser adquirido online ( nas lojas FNAC aderentes ) e nos concessionários CITROEN que aceitaram comercializar este veículo ( como é o caso da Martinauto – Viseu que nos emprestou o AMI).
A entrega será na porta do cliente, no caso de uma compra online, mas acarreta custos, ou num dos concessionários Citroen, aí sem mais custos associados. Ou seja ou temos o conforto da entrega em casa ou a poupança se se optar pela entrega no concessionário.
Quanto ao preço, não sendo excessivo, pensamos que poderia ser mais comedido para exponencial as vendas. Ou então deveria, como em França, haver possibilidade de aluguer mensal do veiculo. Para as plataformas de partilha de carros poderá ser uma excelente opção.
Deve ser uma opção a equacionar? Se estiver a ver veículos para o seu filho de 16 anos ou se enquadrar no grupo de condutores já citados SIM
Se não se revê nisto então mais vale re-pensar, mas ão sem antes o experimentar. Vai ficar surpreendido!
Mas nós gostamos bastante do conceito, da ideia, da simplicidade, e porque não dizer, da condução.