Mitos e factos dos eléctricos!

AUDI RS E-TRON GT

AUDI RS E-TRON GT

Depois da experiência com o Porsche Taycan Turbo S, chegou agora a vez de termos ao nosso dispôr o seu “maninho”, o Audi Rs E-Tron GT.

Será que consegue acompanhar o seu rival ou será melhor ou pior ???

Vamos por fases:

Introdução

Durante muitos anos a Audi construiu uma reputação de fazer bons carros com elevadíssima qualidade de materiais e de construção. No entanto, e para mim sempre foram muito idênticos uns aos outros. Havia uma linha exterior e interior que a Audi seguia religiosamente em todos os seus veículos. E depois havia as versões RS que apimentavam as coisas.

Pois bem com este carro, o E-Tron GT a Audi mudou o exterior ( ainda que fiel à tal linha) mas conseguiu fazer aquele que para mim é tão só o veiculo eléctrico mais bonito do mercado. 

Luzes laser na dianteira, luz traseira a ocupar toda a traseira, luzes de boas vindas são giras e os tradicionais piscas progressivos.

Nesta versão RS a estética e a performance mais uma vez são levados ao limite MAS sem exageros.

Nota máxima para este exterior e no geral para o carro 

Devido ao seu posicionamento no mercado, devido ao facto de partilhar a plataforma J1 com o Taycan torna-se inevitável comparar estes dois carros em todos os parâmetros ( Exterior, Interior, Performance, e Condução). 

Já testamos o Porsche logo será para mim fácil fazer a comparação dos dois durante todo o teste.

EXTERIOR:

Como já disse consideramos este carro um dos mais bonitos GT do mercado. Sem ser muito chamativo ( como o é o Porsche Taycan) consegue ser muito bonito e marcar uma presença brutal.

Houve um cuidado extra em tornar esta grelha frontal mais normal e mais parecida aos veículos a combustão que dela necessitam para refrigeração. Temos os sensores abaixo da matricula. Aqui a Audi podia ter conseguido “esconder” ficaria melhor na minha opinião.

A linha de silhueta é esplendida, as cavas das rodas traseira salientam ainda mais a desportividade do carro e a traseira é muito, muito bonita.

Muitos pormenores em Carbono ( para estética e melhoria do peso): espelhos retrovisores, defletores traseiros e dianteiros e o teto panorâmico ( em opção pode ser em vidro)

O spoiler pode ser activado através do interior para levantar e  baixar. 

Claro ele faz isso em condução quando necessário e sem a intervenção do condutor.

Estas jantes enormes foram pensadas no binómio estetica/aerodinamica. Gostaríamos que Audi tivesse ido mais longe e desse ainda mais valor à estética em detrimento da aerodinâmica e consumos…

Já os travões ( Tungsténio ) muito mais baratos que no Porsche ( carbo cerâmica) têm a mesma eficiência no quotidiano e duram mais tempo. Em opção podem ser equipados os travões de carbo cerâmica se a sua condução exigir MUITO dos travões. Não creio que seja necessários.

Mas é a minha opinião

Quanto as baterias assim como no Porsche são de 800v para carregamentos mais rápidos e eficientes ate 270KW/H, 85,9KW/H de capacidade e potencia desde 598cv ate 646cv ( em overboost), 3,1segundos dos 0-100 e 250km/h de velocidade máxima. . Ate aqui tudo muito similar entre os dois ( com a excepção que Porsche ainda tem um patamar superior de performance e preço – O Taycan Turbo S)

INTERIOR:

O interior não rompe muito como conceito habitual RS. A qualidade de materiais e construção a que estamos habituados aliado a dois ecrãs altamente responsivos e carregados de informação e de personalizações. Um dos melhores ecrãs para o condutor que ja experimentámos.

Falta ( como noutros RS e no Porsche ) o 3 ecrã que controla o ar condicionado e aquecimento / refrigeração dos bancos. Estes controlos passam neste carro a ser feitos por intermédio de botões. Confesso que estranhámos esta solução pois vai em sentido contrario do mercado e da marca mas isto tem um propósito: facilitar o seu acesso quando em uso desportivo para que o condutor não perca o foco na estrada.

Tem lógica!

Posição de condução igual ao Porsche, espaço interior muito idêntico também. Na parte traseira não faltam os “buracos” para os pés dos passageiros, mas o passageiro do meio vai mal sentado, ao contrario dos outros dois que vão em autenticas poltronas.

Carregador sem fios no apoio de braços. 

Ecra central intuitivo e com as features habituais.

No campo interior a vitoria iria para o Taycan pois apesar de muito similares há um 3º e em opção um 4º ecrã, os controlos de temperatura atras também contam com um pequeno ecrã com mais opções e porque para os passageiros traseiros maiores há a versão Crossturismo. Aqui na AUDI não há!

CONDUÇÃO

Com uma posição de condução mais baixa que a do R8, com este peso no “chão”, com esta potencia, uma suspensão muito refinada e com a distancia entre eixos e no eixo traseiro generosas este carro é uma autêntica lapa. Agarra-se à estrada e nunca nos pareceu fugir de traseira ou de frente. 

Temos 4 modos de condução ( CONFORT, EFICENCY, DYNAMIC E INDIVIDUAL) que afinam a suspensão de 3 câmaras ( emprestada pela Porsche), a direção e a resposta do pedal do acelerador. 

Temos as patilhas no volante para regular a regeneração de energia aquando da aceleração. Desde pouca regeneração ( como no Porsche) ate à condução com um só pedal. Aqui grande vitoria para este Audi uma vez que nem sempre o iremos conduzir de modo desportivo ( provavelmente pouco tempo ira estar nesse modo) e no dia-a-dia essa regeneração é benéfica para autonomia e conforto de condução… e poupa pastilhas de travão!

Tem potência para dar e vender e o conforto que estes bancos nos dão conseguem ser superior aos do Porsche ( que são muito bons também).

No entanto e em piso seco só fizemos uma dúzia de quilómetros e como o piso estava muito molhado não podemos fazer o mesmo tipo de testes que efectuamos ao Porsche portanto neste campo o empate será o JUSTO

CONCLUSÕES

Este RS E-tron GT pertence a uma categoria de carros desportivos eléctricos onde só há mais um concorrente: o Porsche Taycan (Turbo e Turbo S). Como partilham grande parte da tecnologia, a plataforma e baterias torna-se difícil dizer qual o melhor. 

São ambos fabulosos mas eu compraria ESTE!

É mais barato, para mim mais bonito e discreto ( dentro do possível) gostei mais da mala ( maior e mais profunda) e confesso que prefiro o interior deste carro também. 

Utilizando a frase mais ouvida no dia de ontem à saída dos test-drives realizados pelos clientes ( todos eles possuidores de grandes maquinas e conhecedores)…. Estou apaixonado pelo carro.

É caso para dizer que a Audi conseguiu-me também a mim apaixonar com este carro.

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

Tesla M.C.U. 1 Versus M.C.U. 2

O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”

Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.

Hoje em dia temos duas hipóteses:
Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!

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BMW I3 REX

BMW i3 REX – Análise

O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.

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