Mitos e factos dos eléctricos!

Baterias dos carros eléctricos. Mitos, factos, truques e dicas

A questão mais colocada sobre os veículos eléctricos relaciona-se com as baterias. Pretendemos com este video ajudar a esclarecer algumas dúvidas e ensinar alguns truques que julgamos serem úteis para os actuais e futuros proprietários

FACTOS

  • É das partes mais caras do VE
  • Degradação inicial é expectável e devemos contar com ela . No meu caso perdi em 3 anos cerca de 7% a 8%. Depois estabilizou!
  • Carregamentos sucessivos em alta voltagem fazem a degradação aumentar e autonomia diminuir
  • Carregar sucessivamente a mais de 80% e deixar chegar a menos de 20% também
  • Dificilmente uma bateria avaria na totalidade. Avariam módulos que necessitam de substituição
  • Mesmo uma bateria com degradação continua a ser operacional.

TRUQUES E DICAS:

  • carregar lentamente, em casa, entre 20% e 80% na generalidade dos dias.
    deixar os PCR E SC para as viagens mais longas
  • Quando carregar a 100% andar de imediato. Nao deixar o carro a 100% muito tempo.
    Nesta ocasião não havendo regeneração CUIDADO nas travagens.
  • NAS FERIAS guardar o carro com bateria entre 40 e 60%.
  • Monitorizar e se necessário carregar mais um pouco.
    SE POSSÍVEL. Deixar o carro ligado com limite de carga a 60% por exemplo e ir controlando para iniciar carga novamente quando necessário
  • SE deixar muitas funcionalidades activas o carro vai gastar bateria mesmo estando parado. TER ISTO EM atenção

Vídeos que pode gostar!

Nesta secção apresentamos alguns vídeos com as vantagens ( e também as desvantagens) dos veículos eléctricos

Tesla M.C.U. 1 Versus M.C.U. 2

O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”

Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.

Hoje em dia temos duas hipóteses:
Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!

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BMW I3 REX

BMW i3 REX – Análise

O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.

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Estamos prontos a responder às suas questões sobre a mobilidade eléctrica. Tentaremos ser breves na resposta.

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