Baterias dos carros eléctricos. Mitos, factos, truques e dicas

A questão mais colocada sobre os veículos eléctricos relaciona-se com as baterias. Pretendemos com este video ajudar a esclarecer algumas dúvidas e ensinar alguns truques que julgamos serem úteis para os actuais e futuros proprietários

FACTOS

  • É das partes mais caras do VE
  • Degradação inicial é expectável e devemos contar com ela . No meu caso perdi em 3 anos cerca de 7% a 8%. Depois estabilizou!
  • Carregamentos sucessivos em alta voltagem fazem a degradação aumentar e autonomia diminuir
  • Carregar sucessivamente a mais de 80% e deixar chegar a menos de 20% também
  • Dificilmente uma bateria avaria na totalidade. Avariam módulos que necessitam de substituição
  • Mesmo uma bateria com degradação continua a ser operacional.

TRUQUES E DICAS:

  • carregar lentamente, em casa, entre 20% e 80% na generalidade dos dias.
    deixar os PCR E SC para as viagens mais longas
  • Quando carregar a 100% andar de imediato. Nao deixar o carro a 100% muito tempo.
    Nesta ocasião não havendo regeneração CUIDADO nas travagens.
  • NAS FERIAS guardar o carro com bateria entre 40 e 60%.
  • Monitorizar e se necessário carregar mais um pouco.
    SE POSSÍVEL. Deixar o carro ligado com limite de carga a 60% por exemplo e ir controlando para iniciar carga novamente quando necessário
  • SE deixar muitas funcionalidades activas o carro vai gastar bateria mesmo estando parado. TER ISTO EM atenção

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