A questão mais colocada sobre os veículos eléctricos relaciona-se com as baterias. Pretendemos com este video ajudar a esclarecer algumas dúvidas e ensinar alguns truques que julgamos serem úteis para os actuais e futuros proprietários
FACTOS
- É das partes mais caras do VE
- Degradação inicial é expectável e devemos contar com ela . No meu caso perdi em 3 anos cerca de 7% a 8%. Depois estabilizou!
- Carregamentos sucessivos em alta voltagem fazem a degradação aumentar e autonomia diminuir
- Carregar sucessivamente a mais de 80% e deixar chegar a menos de 20% também
- Dificilmente uma bateria avaria na totalidade. Avariam módulos que necessitam de substituição
- Mesmo uma bateria com degradação continua a ser operacional.
TRUQUES E DICAS:
- carregar lentamente, em casa, entre 20% e 80% na generalidade dos dias.
deixar os PCR E SC para as viagens mais longas - Quando carregar a 100% andar de imediato. Nao deixar o carro a 100% muito tempo.
Nesta ocasião não havendo regeneração CUIDADO nas travagens. - NAS FERIAS guardar o carro com bateria entre 40 e 60%.
- Monitorizar e se necessário carregar mais um pouco.
SE POSSÍVEL. Deixar o carro ligado com limite de carga a 60% por exemplo e ir controlando para iniciar carga novamente quando necessário - SE deixar muitas funcionalidades activas o carro vai gastar bateria mesmo estando parado. TER ISTO EM atenção