Híbrido plug in- Sim ou não?
São os veículos Híbridos Plug-In uma boa escolha? Quais os parâmetros a cumprir para que se tornem a opção mais acertada! E o que saber
São os veículos Híbridos Plug-In uma boa escolha? Quais os parâmetros a cumprir para que se tornem a opção mais acertada! E o que saber
Neste artigo sobre o Polestar 2 temos 4 videos. Seguem os links para os outros 3 videos, onde abordamos a tecnologia a bordo, a autonomia
Depois de convencer um “stressado” a fazer a viagem para o Algarve em veículo elétrico, decidimos fazer um vídeo da viagem para documentar a “aventura”…
Somos uns privilegiados por termos sido dos primeiros a testar este carro. Este IX1 surpreendeu muito pela positiva. Veja o video para perceber onde a
O ultimo carro usado que adquiri não trazia o cabo de carregamento na tomada Schuko. Parti à descoberta de um cabo bom, barato e com
Aqui ficam as nossas escolhas de veículos 100% elétricos nas categorias: – Citadinos – Pequenos Familiares – Familiares Médios – Grandes Familiares e/ou Luxo –
Fomos à charge Guru esclarecer algumas dúvidas sobre Soluções de Carregamento para Veículos Elétricos. Fizemos este video por sentirmos que muitos seguidores tinham duvidas e
XPENG P7 – Segunda parte Agora fomos para a estrada. Ainda não deu para fazer um verdadeiro teste como estamos habituados, mas este primeiro contacto
XPENG P7 Aproveitei a oportunidade e rumei à Holanda para conhecer a Xpeng e experimentar os seus carros. Neste primeiro video mostro, em primeira mão,
FERRARI 296 GTB Apresentação no hotel Yeatman em Vila Nova de Gaia Quando a Ferrari nos convida para a apresentação do novíssimo Ferrari 296 GTB,
Desta feita temos um carro muito especial e no qual vejo uma escolha diferenciada da demais concorrência. Nutro pela BMW um carinho especial pois devido à sua historia no campo dos veículos eletricos estamos sempre à espera da superação em cada modelo que apresentam.
A BMW iniciou há 10 anos aquele que seria o esboço destes novos modelos que a a marca tem apresentado.
O BMW I4 que aqui temos, é a versão 40 porque entendemos que a versão M50 é um abuso!
Desta vez trazemos ao canal o carro do ano 2022. Trata-se do Kia EV6, aqui na versão Air, com a bateria de menores dimensões.
Entendemos que apesar de ser o que menos autonomia tem, compensa por ser o menos dispendioso e portanto a melhor opção da gama para quem pretende um veiculo económico, cheio de tecnologia, mas não necessita da maior autonomia e de prestações mais desportivas.
Este Kia partilha muita tecnologia e sistemas com o seu irmão Hyundai Ioniq 5, tais como a disposição dos ecrãs interiores, a tecnologia das baterias e a plataforma E-GMP
Claro está que para quem quiser despender uns euros extra ( cerca de 8000€ ) então a opção mais lógica terá que ser a versão mais potente, mais equipada e com maior bateria.
Desta vez fizemos teste de autonomia em Auto Estrada ao tesla model 3 Long Range
O MCU do Tesla é basicamente o computador do carro, o cérebro! As siglas significam “Media Control Unit”
Este carro é de fabrico anterior a Março de 2018 e todos os Model S e Model X anteriores a essa data têm o MCU 1. Até há bem pouco tempo não era possível fazer o upgrade para o MCU 2. A única coisa que podíamos fazer era expandir a memória interna do computador para que ele se tornasse menos lento. Esta lentidão resulta dos muitos dados que o computador armazena e gere.
Hoje em dia temos duas hipóteses:
Aumentar a memória do MCU 1. Com isto o computador torna-se mais rápido mas as funções são exactamente as mesmas. Isto é um procedimento sem custos pois a Tesla assume os mesmos. Inclusivamente a Tesla chamou os carros que tinham este problema para que pudesse, sem custos, ser solucionado.
Fazer o Upgrade para o MCU 2. Aqui para além da maior rapidez temos todo um computador novo com mais funcionalidades. Como sempre existiram nos model 3 e Y. Estes modelos nunca tiveram MCU1. Esta opção tem custos que variam consoante a versão de Hardware do Autopilot. Nos modelos com AP1 custa cerca de 1500€, nos modelos com AP2 ou superior este upgrade cifra-se nos 2000€, aproximadamente!
Será que compensa importar um veiculo elétrico da União Europeia
Conhece os riscos e alguns dos cuidados a ter.
Espero que vos seja útil.
O BMW I3 está em produção desde 2013. Saiu muito à frente do seu tempo e era um veiculo caro na altura e no video explicamos o porquê!
Continua a ser um dos citadinos mais versáteis, económicos e espaçosos, e agora com preços de usado bem apetecíveis
Esta versão com extensor de autonomia torna-o ainda mais interessante.
Fizemos o tests completo ao veiculo que tivemos mais tempo e com o qual fizemos mais quilómetros.
Decidimos ir ate ao salão eléctrico, na Alfandega do Porto, com o novíssimo Audi Q4 E-Tron 40 Sportback gentilmente cedido pela SportGavis – Viseu.
Deste modo atestamos na “vida real” a autonomia deste “menino”.No entanto, convém ver, entre outros, o estado de degradação da bateria.
Existem métodos para fazer e tentarei explicar como.
Na hora de comprar um veiculo e face aos elevados tempos de espera por carros novos, por vezes um usado poderá ser a solução
No entanto, convém ver, entre outros, o estado de degradação da bateria.
Existem métodos para fazer e tentarei explicar como.
É caro carregar um carro elétrico, fora de casa?
Teste Real de Autonomia – Citroen AMI – Será que faz 75 Km?
Neste video explicamos os carregamentos em casa e fora de casa. No final vamos “desmontar” uma fatura de carregamento fora de casa.
Depois da apresentação do novo BMW i4 que na minha opinião só peca por não ter uma plataforma dedicada ao veiculo eléctrico e por isso ficarmos com a parte traseira com pouco espaço para os passageiros, é agora a vez do BMW IX que se coloca na lista dos SUV de luxo elétricos.
Depois da experiência com o Porsche Taycan Turbo S, chegou agora a vez de termos ao nosso dispôr o seu “maninho”, o Audi Rs E-Tron GT.
Será que consegue acompanhar o seu rival ou será melhor ou pior ???
O novo Ami é uma interpretação muito própria da Citroen no que concerne ao futuro da mobilidade elétrica e como podemos tornar as nossas cidades mais ecológicas.
Trata-se de um veiculo barato de construir, barato de manter e extraordinariamente barato no seu dia a dia. Com uma bateria de 5,5 Kw que debita 8 cavalos de potência, e tendo 75 km de autonomia é correto dizer que esses 75km custam em eletricidade (Considerando um tarifário bi-horário e uma média de valor por Kw) cerca de 0,75€ ou seja 1 cêntimo por km.
Enquadrado na categoria de quadriciclo e não de automóvel pode ser conduzido por adolescentes de idade superior a 16 anos desde que capacitados com carta B1.
No entanto para mim este carro não é só uma “papa-semanadas”. Poderá muito bem ser uma alternativa às trotinetes e bicicletas elétricas que felizmente têm invadido as nossas cidades, seja pela opção de compra ou de aluguer.
Não me espantaria nada que começassem a existir nas grandes cidades parques repletos destas viaturas para uso no chamado “car-share”.
Para isso este carro é perfeito!
O BMW I8 é um carro híbrido Plug-in ( PHEV) desenvolvido pela divisão I da BMW tendo sido revelado na sua versão final, que aqui testamos, em 2013 no salão de Frankfurt.
Começou a sua venda em 2014 com praticamente sem alterações face à versão apresentada no salão e com algumas diferenças do Concept BMW Vision EfficientDynamics apresentado em 2011 também em Frankfurt.
Este não foi o primeiro BMW I vendido mas sim o BMW I3 em 2013.
Mais tarde apresentou-se na versão descapotável com inicio de vendas em 2018 aquando do facelift desta versão coupé
A sua produção cessou em Junho de 2020 com um total de 20.465 unidades produzidas:
16.581 coupe
3884 Roadster
Na altura em 2013 foi uma revolução na indústria automóvel pois tratava-se de um carro com pretensões e performances desportivas, uma estética irreverente e futurista, um conceito de ter uma célula totalmente em carbono ( algo só existente nos super carros) e a maior revolução era a utilização não de um grande motor mas sim de um “pequeno” 3 cilindros com 1500 cm3 de cilindrada coadjuvado com um motor elétrico
Esta nova geração do Hyundai Ioniq 5 está no segmento mais concorrido e onde há mais opções.
Se a primeira geração do familiar Sul – Coreano não era consensual no design era-o na eficiência energética e preço convidativo.
Esta nova geração veio compor o que não estava tão bem, mantendo os aspectos mais positivos da primeira geração.
Tivemos a oportunidade de experimentar um carro muito muito especial. É o carro mais potente que já testámos.
Trata-se da interpretação do veiculo 100% elétrico pela Porsche.
Será que este carro desilude os mais aficionados da marca, será que esta à altura dos pergaminhos da marca de Estugarda?
A primeira Rubrica semanal de noticias sobre a mobilidade eléctrica
Em período de pausa nos videos dos carros ( férias e mau tempo) apresentamos noticias que marcaram a semana
A compra de um veículo eléctrico usado poderá ser uma excelente maneira de se iniciar no mundo dos eléctricos.
O meu Tesla fez 4 anos. É tempo de balanço e de demonstração de resultados.
Será que me compensou comprar um carro mais caro 34000€ que o plafond inicial?
A partir de um pedido de um subscritor no canal tentamos trazer aos empresários as nossas considerações acerca da aquisição de veículos eléctricos para as suas empresas.
Fizemos um teste exaustivo ao novo Ford Mustang Mach-E.
Trazemos aqui as nossas impressões.
Fizemos teste de estrada ao novo Fiat 500 elétrico. Um veículo100% eléctrico e que se pretende posicionar como o melhor citadino de entre os100% eléctricos.
Se chegou a hora de comprar novo carro ou trocar o seu antigo então vamos dar algumas dicas para que saiba fazer a escolha acertada PARA SI!
Na hora de programar a viagem de carro em direcção ao local das férias e tendo um veículo eléctrico há algumas considerações e cuidados a ter.
Paciência e responsabilidade são fundamentais para começar e terminar bem as nossas férias.
Vejam como se faz o planeamento aqui por casa!
Para além de usar o sistema de navegação do carro uso sempre a aplicação Electromaps e Miio para efectuar o meu planeamento.
Os veículos eléctricos e Híbridos Plug-in têm vindo a ganhar quota de mercado e mais uma vez em Julho venderam-se mais veículos que em Junho.
A questão mais colocada sobre os veículos eléctricos relaciona-se com as baterias.
Na altura readquirir um carro usado surge por vezes a possibilidade de fazer importação.
A aquisição de um veículo deve ser ponderada e neste momento muitas condicionantes devem ser acauteladas.
A maioria dos carregamentos deve ser feita em casa ou no trabalho. Veja como!
Para quem quer saber qual a poupança em combustível e IUC que pode ter na troca do seu veiculo a combustão por um equivalente elétrico.
No dia em que o Planeta esgotou os recursos do ano e passamos a viver ” a crédito, torna-se necessário repensar com urgência as nossas opções do dia-a-dia.
Estamos prontos a responder às suas questões sobre a mobilidade eléctrica.
Tentaremos ser breves na resposta.
Irá descarregar um ficheiro em formato Excel.
Veja aqui as instruções de utilização.