IMPORTAR UM VEICULO ELETRICO DE UM PAIS DA U.E.
Pode ser uma alternativa ao mercado nacional, que por si só, já tem muitos veículos importados, e pode também ser uma maneira de conseguirmos encontrar um veiculo que não aparece facilmente por cá!
Vantagens de importar:
- mais opções
- Usualmente valor mais baixo ( pela questão da oferta/procura, nem tanto pelo preço de novo no caso dos VE)
Desvantagens de importar:
- Maior risco de comprarmos gato por lebre
- A maior parte das vezes compramos sem ver no local o carro ( há empresas que podem fazer esse serviço mas encarece o processo)
- Por vezes é difícil a comunicação com os vendedores e torna-se complicado pedir mais informações e dados do caro.
- Aumento de riscos: compra, transporte, homologação nacional, processo de legalização
- Morosidade de todo o processo
- Necessidade de pagar 100% do valor do carro antes mesmo deste ser transportado.
COMO E ONDE PROCURAR?
Existem inúmeras páginas da Internet para fazer pesquisa como por exemplo: www.mobile.de , www.coches.net , www.autoscout24.com , entre outros
Desconfiar dos preços muito baratos e tentar se possível fazer sempre negócio com stands ( oficiais ou não), evitar particulares.
Depois de encontrar o carro pretendido pedir mais informações, fotos e videos. Se possível pedir fotos difíceis de “falsificar” e que fujam às fotografias normais. Avaliar o tempo de resposta do vendedor e a prontidão a que acede aos nossos pedidos.
Solicitar dados do carro como o VIN, acidentes anteriores, danos existentes. Com o VIN pode na internet consultar o histórico registado do veiculo ( estes serviços têm um custo)
Solicitar também o COC ( certificado de conformidade) que se não o tiver terá que o pedir à marca e pagar por isso ( há marcas que nada cobram…)
Verificar o vendedor através de chamada telefónica e pesquisa de testemunhos de outras pessoas acerca desse stand ou vendedor.
Depois disto feito é negociar o valor!
PAGAMENTO
Tem que ter consciência que será obrigado a pagar a totalidade do veiculo antes mesmo deste ser carregado no camião de transporte.
Já sabe que durante um tempo, nem carro, nem dinheiro.
TRANSPORTE DO CARRO
Quando estiver a contratar um transporte tenha atenção aos valores seguros. Normalmente as empresas de transporte incluem no preço apresentado um seguro de carga. Saiba que terá que saber qual o valor seguro e se for inferior ao valor de fatura do seu carro FAÇA um seguro extra. Não encarece assim tanto o custo final mas compensa pelo descanso!
Deverá instruir o vendedor das exigências de um veiculo elétrico no que concerne ao seu transporte e colocação no camião.
No dia anterior ao levantamento da viatura pedir para o carregarem a 80%. Lembre-se que os transportes demoram e o carro, mesmo parado, consome energia para manter a temperatura das baterias.
Quando o camião chegar faça um Check-up do carro com o transportador presente e lave-o de imediato ( costumam vir muito sujos pelos muitos km e dias de transporte) e voltar a avaliar as condições do carro.
Documente tudo com fotos e vídeos para os comparar com o dia em que foi carregado na origem.
PREPARAR PARA A INSPEÇÃO:
Antes mesmo de o carro chegar deverá iniciar a preparação para a inspeção tipo B. Precisa de ir ao IMTT pedir o numero de homologação nacional ( este documento tem um custo de 45€).
Para isso basta apresentar o COC do veiculo e livrete original que pode ser cópia nesta fase.
No dia da inspeção TEM que apresentar os seguintes documentos ORIGINAIS:
- Livrete do veiculo
- COC
- Número de homologação nacional passado pelo IMT
- Modelo 9 do IMT preenchido e assinado
- Número dos motores. Este documento deverá ser passado pela marca se o número não for facilmente visível para os inspectores
- Fatura do veiculo
- Colete reflector e triangulo aprovado
Esta inspeção B tem um custo de 79,37€
ALFANDEGA:
Depois da inspeção terá que se dirigir a um posto alfandegário para que lhe seja preenchida a DAV ( Declaração Aduaneira de Veículo) onde constará a matricula atribuída e o valor de IUC a pagar ( nos eletricos são 0€ nos demais veículos esse valor é variável mas tem somente 30 dias para o liquidar)
Para isso terá que se fazer acompanhar pelos seguintes documentos:
- Requerimento de Registo Automóvel preenchido
- homologação nacional passado pelo IMT e carimbado pelo centro de inspeções
- Modelo 9 IMT carimbado pelo centro de inspeções
- Fatura original de compra do veiculo
- Livrete original
- Modelo 112 do IMT carimbado pelo centro de inspeções
- Certificado de inspeção do veiculo
- CMR do transporte ( folha de transporte do veiculo a ser entregue pelo transportador)
Terá que pagar os emolumentos necessários na Alfândega, e esperar pela atribuição da matricula
DEPOIS DA MATRICULA
Só depois de ter na DAV a matricula é que pode fazer o seguro do veiculo, fazer as chapas de matricula, coloca-las e SIGA… Agora pode e deve desfrutar do veiculo e fazer o tão aguardado test-drive.
Mas,… o trabalho não acabou!
Terá ainda que registar o veiculo em seu nome.
Se não quiser esta parte do trabalho burocrático ( eu nunca quis) pode recorrer a uma empresa especializada nestes procedimentos para que o ajudem e não o deixem esquecer de nada.
Boas viagens!
CHECK LIST IMPORTAÇÃO
1 – Encontrar o carro que pretende aum valor dentro do orçamento que dispõe
2 – Verificar o veiculo e o vendedor
3 – Ter a certeza que os documentos do veiculo estão todos em conformidade e existentes
4 – Negociar o valor, quando possível!
5 – Pagar o veiculo
6 – Contratar empresa que transporte o carro até ao seu destino final. NÃO esquecer de segurar o transporte pelo valor do carro
7 – Pedir para prepararem o carro para o transporte e elucidar como o mesmo tera que ser efectuado
8 – Pedir Homologação Nacional no IMT
9 – Terminado o transporte e antes de assinar o CMR ver bem o carro e tentar perceber se a viagem decorreu sem incidentes
10 – Fazer inspeção tipo-B
11 – Num serviço Alfadegario fazer o processo de legalização do veiculo
12 – Com a DAV em mão fazer seguro e matriculas
13 – Registar o veiculo em seu nome
14 – Este é o passo MAIS IMPORTANTE: Seja feliz com o seu “novo” carro e desfrute-o com Saúde!