Desta vez trazemos ao canal o carro do ano 2022.
Trata-se do Kia EV6, aqui na versão Air, com a bateria de menores dimensões. Entendemos que apesar de ser o que menos autonomia tem, compensa por ser o menos dispendioso e portanto a melhor opção da gama para quem pretende um veiculo económico, cheio de tecnologia, mas não necessita da maior autonomia e de prestações mais desportivas.
Este Kia partilha muita tecnologia e sistemas com o seu irmão Hyundai Ioniq 5, tais como a disposição dos ecrãs interiores, a tecnologia das baterias e a plataforma E-GMP
Claro está que para quem quiser despender uns euros extra ( cerca de 8000€ ) então a opção mais lógica terá que ser a versão mais potente, mais equipada e com maior bateria.
Vamos então aos números: Em Portugal, a gama inicia-se com a versão Air de 2 rodas motrizes e 58 kWh de bateria , o seu único motor elétrico debita 170cv, permitindo chegar aos 185km/h de velocidade máxima e atingir os 100km/h em 8,5 segundos. Depois temos a versão “long range” apelidado de GT-Line com 2 rodas motrizes e bateria e 77,4 kWh de capacidade. O motor deste debita 229 cv para os mesmos 185km/h de velocidade máxima. Este no entanto faz atingir os 100km/h em apenas 7,3 segundos. Mais lá para o final de 2023 teremos o topo de gama, o GT, com dois motores eléctricos a debitarem 584 cv e capaz de 3,5 seg 0-100km/h e 260km/h de velocidade máxima). A maior autonomia anunciada vem na versão de 2 rodas motrizes equipada com o maior Pack de baterias (77,4 kWh) e são cerca de 740 km em ciclo WLTP. Essa autonomia baixa para “somente” 500 km na versão com o menor pack de baterias.
A nivel de carregamento das baterias, e por contar com uma tecnologia que existe também, no Ioniq 5 e depois somente nos modelos de topo ( Taycan e E-tron GT), podem ser carregadas a 800v, pelo que em DC aceitam até 239 kW e em AC, 11 kW. Muito bom para um carro deste preço. Outra característica única deste carro é o inovador sistema Vehicle to load que permite carregar outros veículos ou dispositivos ligados à corrente. É um extra interessante! Este crossover é o primeiro de muitos veículos elétricos com plataforma dedicada que a marca coreana planeia lançar até 2026
CONCLUSÕES Já foi quase tudo dito mas aqui vai a conclusão: nesta gama de preços era o veiculo que compraria. Para mim o melhor EV nesta gama, dos que testámos ate hoje. Muito idêntico ao Hyundai mas com pormenores mais valiosos e ainda assim um carro mais barato. A nível de garantias a Kia continua a oferecer 7 anos ou 150.000km de garantia geral e os mesmos 7 anos ou 150.000km para as baterias.
Pela tecnologia, pelas inovações já percebemos o porquê do premio de carro do ano 2022. Terá que ser uma opção a considerar quando pensarem comprar um veiculo elétrico dentro desta gama de preços.
Sabemos que as encomendas estão muito atrasadas ( problema transversal na maioria das marcas) o que impede muitos dos que sonham com este carro o possam vir a ter em tempo útil, mas são os tempos que vivemos!
AGRADECIMENTOS
à SOVECO Viseu pela cedência do veículo
À CASA RURAL QUINTA DO MEDRONHEIRO por nos deixarem usar o seu espaço para o video.
www.eletricamente.pt
www.sovecoviseu-fcadealer.pt/concessionario
www.quintadomedronheiro.pt