BMW IX – 40 ou 50
Introdução
Depois da apresentação do novo BMW i4 que na minha opinião só peca por não ter uma plataforma dedicada ao veiculo eléctrico e por isso ficarmos com a parte traseira com pouco espaço para os passageiros, é agora a vez do BMW IX que se coloca na lista dos SUV de luxo elétricos.
EXTERIOR:
Este apesar de ser construído numa base completamente nova e feita para os propósitos do VE, não comunga com o seu irmao mais novo, o I4, a beleza deste, pelo menos à primeira vista.
Exteriormente o carro é no mínimo controverso: frente muito alta ( e por isso se colocar como classe 2 nas portagens) bonitos faróis dianteiros LASER esguios que contrastam com esta grelha de enormes dimensões que já nos fomos habituando a ver nestes novos BMW. Isto já me começa a convencer! A traseira sempre achei bonita. Para mim e pelo que tenho constatado, o problema da estética exterior é a zona lateral posterior. Esta confesso que começa agora a entrar!
No entanto e quanto mais olho para este carro mais começo a gostar dele. E se nos lembrarmos isto tem sido a tónica de todos os BMW I. Primeiro estranha-se e depois definitivamente entranha-se. Senão vejamos o i3 vendeu mais nos últimos nos do que nos primeiros anos de vida ( passou de feio a “até é bonitinho”), o I8 passou de extremamente futurista para um carro intemporal. Talvez daqui a 6 anos olhemos para este BMW IX e digamos o mesmo.
Comigo confesso que já esta a acontecer.
Aspectos incríveis no exterior: é mais bonito ao vivo do que em fotos ou videos,
Pormenores exteriores:
– lava câmaras dianteira e traseira,
– Por baixo do símbolo dianteiro da BMW esta o acesso para encher o deposito da agua.
- Jantes enormes de 21 polegadas montadas em pneus de perfil alto ( 60) para aumentar ainda mais o conforto. Isto a par com a suspensão dinâmica de serie promete um conforto muito acima da média
- Portas frameless e soft close são pormenores bonitos e úteis
- Farois frontais Laser
- Bagageira posterior de 500 litros com acesso completamente plano.
- Luzes de presença quando a mala esta aberta.
- Como já acontecia o BMW i8 também este IX não abre o capot.
- Grelha dianteira a esconder por completo os sensores ( bem pensado) e com capacidade de se auto curar ( ainda vou tentar esclarecer o que é isto ao certo)
- Linha Streamflow e puxadores embutidos para diminuir o CX e consequentemente aumentar a autonomia.
INTERIOR:
Quando abrimos a porta para entrar de imediato esquecemos as partes mais controversas no exterior porque o interior é simplesmente MAGNIFICO.
Saltam à vista as poltronas super confortáveis de pele “responsável” e o monitor curvo de 14,9’’ que se continua com o computador do condutor 12,3’’. Tudo isto muito bem integrado no tablier. Respira-se qualidade de materiais e de acabamentos.
Sentimo-nos em casa: muito vidro, pele e madeira.
Vários pormenores em vidro ( confesso que acho demasiado). Em vez de botões a BMW substituiu alguns por esta placa de madeira onde accionamos algumas funções.
Inúmeros espaços de arrumação, todos os materiais de tato incrível e agradáveis, bancos com massagem e aquecimento/arrefecimento. Aquecimento este que também vem por baixo da tablier em direção aos ocupantes.
Sistema de info-entretenimento 8 mais recente da BMW. Super rápido e intuitivo.
Teto panorâmico ( Sky Longe) sem cortina porque … não precisa: ao toque de um botão escurece. E quando fechamos o carro ele também automaticamente escurece.
Por falar em fechar o carro, se nos esquecermos de algo no carro e só nos apercebemos quando estamos longe basta ligar a App no smartphone e ver o interior através da pequena câmara do interior.
Será que esta câmara irá no futuro trazer mais utilidade que esta???? Fica a pergunta no ar!
Atras e é uma estreia, temos muito para falar:
- Muito espaço para pernas e cabeças.
- Posição elevada ,
- Banco extremamente confortável com encosto ate à entrada da porta (para bater umas sonecas).
- Altifalantes nos encostos de cabeça.
- Entradas USB nas costas dos bancos dianteiros onde também existe a possibilidade de adaptar um porta casacos ou um tabuleiro para tablet ou um lanchinho.
- Comandos do Ar Ccondicionado atras e de 4 zonas
- Ambiência extraordinária
CONDUÇÃO
Tecnologia de assistência à condução tais como assistente de direção e de faixa de rodagem com funções alargadas, o assistente de paragem de emergência e o assistente de alteração de trajetória com proteção ativa contra colisões laterais. Possui câmaras para fazer um 360 graus do carro para ajuda no estacionamento
Ainda que com quase 2500kg ( apesar da estrutura em carbono) o cx de 0,25 ( dos melhores entre SUV grandes) e a elevada potência não se nota no comportamento dinâmico
Pelo facto de ter uma estrutura em carbono permite-lhe ter uma maior rigidez estrutural mas também baixar ainda mais o centro de massa e por isso melhorar o comportamento dinâmico
Mesmo sendo um carro de dimensões generosas as manobras são fáceis graças às 4 rodas direccionais.
Tal como já estamos habituados temos os seguintes modos de condução: PERSONAL, SPORT, EFFICIENT
Este modelo 40 apresenta-se com 326 cv e 630Nm de binário fazendo 6,1seg dos 0-100Km/h e 200 km/h de velocidade máxima.
A bateria de 76,6Kwh consegue entre 327 e 425 km de autonomia dependendo das conduções e tipo de estrada.
Carregamento em AC ( casa) até 11Kw. Carregar 100% em 7 a 10 horas em casa.
Carregamento em DC ate 200KW ( 150 no 40 e 200 no 50). Isto significa carregar de 10 a 80% em 30 a 35 minutos…
Bomba de calor para optimizar os carregamentos
Nao falta nada!
CONCLUSÕES
Para nós o melhor SUV 100% Elétrico da atualidade.
Para quem procure um SUV de luxo e goste do exterior então não ha duvidas: é este carro!
Para quem ainda tenha duvidas quanto ao aspecto exterior é só visitar o stand mais umas vezes e acaba por gostar… Isso esta a acontecer comigo!
Nao há no mercado nada semelhante, nem em luxo nem em preço e tecnologia, para este segmento.
Este modelo 40 servirá para a grande maioria mas existe o modelo 50 apesar de mais pesado ( 2585 kg) tem 523 Cv e binário de 765Nm. Este tem números mais agressivos: mantém os 200km/h de velocidade máxima mas faz dos 0-100 em 4,6 segundos. Conta com um bateria de maiores dimensões 111,5Kwh ( o maior responsável pelo aumento de peso) tendo uma autonomia entre 549 Km e 630 km.
Relativamente a preços:
IX 40 – a partir de 89000€. Pena que não dê para entrar no segmento de carros possíveis de dedução de iva nas empresas. Ou será que pode dar…
IX 50 – a partir de 107000€
Para nós um preço ainda demasiadamente elevado pois a lista de opcionais é bem grande!
Mesmo não querendo ou gostando ou podendo adquirir este carro venham vê-lo ao stand e apreciar toda a tecnologia que ele oferece e sentem-se nestes sofás e vêm logo porque eu gostei deste carro. A boa condução é a cereja no topo do bolo.
Obrigado à BMW nomeadamente ao stand BMCar que nos possibilitou esta experiência.