NOTICIAS DA SEMANA:
Uma vez que fomos presenteados com um tempinho daqueles, chuva e nuvens escuras, torna-se difícil fazer os videos dos carros, ainda assim temos muito que falar esta semana.
Está a ser um Setembro muito agitado no mundo da mobilidade elétrica:
Vamos ver o que marcou os últimos dias:
1- Salão de Munique
Decorreu por estes dias Salão automóvel de Munique. Foi um salão focado nas soluções de mobilidade mais sustentável, tecnologia e condução autónoma.
Foram as marcas da “casa” que mais estiveram em destaque.
De entre as inúmeras propostas apresentadas destaco as seguintes:
- AUDI GRANDSPHERE CONCEPT
Um concept car repleto de tecnologia e inovações, Será aqui que aAudi irá buscar ideias para os novos carros e muito provavelmente o design servirá de base ao futuro A8?
- VW ID LIFE
Citadino muito especial da VW. Valores entre os 20000€ e os 25000€. Usa a plataforma MEB Small. Tracção dianteira, 234 cv, 6,9 seg 0-100km/h e limitado a 180km/h, bateria de 57 kWh e cerca de 400km de autonomia. Muito bom para o preço
Muita tecnologia, nomeadamente o facto de não ter ecrãs. Toda a informação mostrada num head-up Display.
Portanto um carro para as massas e uma pequena flecha, construído na sua maioria com baterias reciclados e recicláveis
- BMW I VISION CONCEPT
Um concept car que mostra a capacidade de inovar e inventar que estes tipos da divisão I têm.
Completamente feito com materias recicladas ( desde o aço,aluminios, plásticos e borracha dos pneus, etc…) e recicláveis.
Já no passado vimos concept I serem convertidos em automóveis de produção com mudanças ligeiras. Será assim com este? Teremos que esperar muitos anos ainda, mas entretanto poderá o futuro I3 vir a este “beber” do aspecto e tecnologia? Esperamos que sim!
- PORSCHE MISSION R
Uma máquina de 1100cv e 1500 kg. Mais números impressionantes: 2,5 seg dos 0-100km/h, + de 300 Km/h, bateria de 900v
Um carro de competição com capacidade de carga a 350KWh e de onde poderá sair o futuro Cayman ( depois de lhe despirem as roupas de competição)
3- Tesla capaz de produzir 10000 carregadores Supercharger por ano
A Tesla que conta já com cerca de 25000 carregadores Supercharger espalhados pelo Mundo anunciou ha umas semanas que pretende abrir os seus carregadores a outras marcas.
Agora com este anuncio de conseguirem, por ano, produzir ( e instalar) 10000 carregador V3 por ano todos ficam mais descansados com a abertura a outras marcas.
Ganha a Tesla e ganham todas as outras marcas pois passam a ter acesso à maior rede de carregadores que há ( pelo menos em Portugal)
4- Patente da Tesla
A Tesla conseguiu esta semana uma nova patente para…. Limpa pára brisas a laser que supostamente vão equipar o Roadster.
Será que é uma ideia que passará para a produção ou somente uma afirmação de mais uma tecnologia inovadora da marca Americana??? Esperar para ver como isto se concretizará!
5- MB quer acabar com os Híbridos Plug-In
Aparentemente foi anunciado que a MB planeia acabar com os Híbridos Plug-in no futuro por se tratarem de carros mais caros de produzir e de manutenção mais dispendiosa.
No entanto não será para o imediato até porque continuam a ser apresentadas propostas híbridas da Mercedes Benz para os próximos anos. Cada vez mais com maior autonomia elétrica mas ainda com a componente a combustão.
Como ja o dissemos acreditamos que o mercado destes veículos existe e eles são importantes para a transição 100% elétrica dos consumidores. Há pessoas com grande “range anxiety” e para elas estas soluções são perfeitas para se iniciarem e depois progredirem para os 100% eletricos.
6- Novo Volvo XC40 P6
A Volvo ja tinha o XC40 P8 mas agora lançara uma versão menos vitaminada de acesso à gama.
Parece-nos a escolha acertada para a maioria sendo vejamos:
- um unico motor no eixo dianteiro que debita 231 cv ( o outro tinha dois motores – um por eixo, com potência combinada de 408 cv)
- Faz 0-100 em 7,4seg ( ao invés de 4,9 seg). Chega e sobra para um arranque e ultrapassagens rápidas e em segurança!
- Limitado a 180 km/h talcomo o outro
- 400km de autonomia ( aumentou relativamente ao seu irmão) e isto é muito significativo)
- Preços iniciam-se nos 50 000€ ( o que está e linha com as propostas emergentes no mercado)
- Super competitivo e atrativo. Uma proposta também a considerar
7- Citroen AMI
A Citroen iniciou a comercialização do seu mini carro, o AMI, nas lojas FNAC…
Legalmente não é um carro mas sim um quadriciclo elétrico.Este enquadramento permite-o ser conduzido por jovens a partir dos 16 anos de idade desde que possuidores de licença de condução B1.
Veiculo excepcionalmente simples e pratico, completamente simétrico para diminuir o numero de peças que o compõem. Assi a traseira é igual a dianteira e a parte esquerda igual à direita. Tanta simetria causa uma “assimetria”: o condutor acede ao carro através de uma porta Suicida e o passageiro através de uma porta “normal”
A nivel de dimensão é menor que o Smart fortwo, pesa 485Kg, tem uma bateria de 5,5KwH a debitar 8 cv, autonomia para 75 km e velocidade limitada a 45Km/h. A carga da bateria em corrente normal dura 3 horas de vazio a cheio.
O interior é muito parco ( os bancos são meras almofadas) e o equipamento muito escasso ( nao tem direção assistida mas para este peso nem necessitará).
Quem o conduziu diz ser divertido e bastante ágil.
Esta é solução da Citroen para a mobilidade urbana e pelo preço de um motociclo podemos ter um veiculo de dois lugares fechado. Será que convencerá os mais novos, será que será “adoptado” pelos mais velhos
O tempo dirá como correm as vendas, mas sem dúvida é uma proposta fora da caixa como outras que esta marca apresentou no passado e que vingaram!
8- Tesla Model S Plaid bate novo record em Nurburgring
Esta é quiçá a guerra mais antiga dos fabricantes: ver qual o tem o carro mais rápido na sua categoria neste mítico circuito.
Quanto a este tempo ( 7.30.909 ) e apesar de ter batido o mais direto rival o Porsche Taycan Turbo S por 12 segundos e tornando-se o familiar eléctrico mais rápido nesta pista, confesso que me deixa algo desiludido pois falamos de um carro com mais de 1000cv. Mas aqui se nota o peso das baterias e destes carros.
Claro que é um tempo excelente para esta “banheira” familiar mas o mais impressionante das poucas informações que temos é que a segunda volta foi somente 5 seg mais lenta o que significa que muito está a mudar a nível das baterias e do seu arrefecimento. Todos nos lembramos que no passado havia situações em que nao conseguiam fazer uma volta lançada completa quanto mais duas. Este para mim é o dado mais interessante e mais relevante para o comum dos mortais.
Parabéns à Tesla e ficamos à espera da desforra da Porsche ( como tem acontecido sempre!)